Toyota prepara robots para mudar vidas

Deixando um pouco de lado os automóveis, mostramos uma das mais recentes criações da Toyota, o Human Assist Robot (HSR), um robot para ajudar pessoas com incapacidades físicas. O escolhido para servir de exemplo para este vídeo foi Romulo Camargo, um veterano do exército americano e antigo soldado das forças especiais que esteve na guerra do Afeganistão, em 2008, e que ficou paralisado da cabeça para baixo depois de ter levado um tiro no pescoço.

A Toyota tem trabalhado com Romulo e a sua mulher, Gaby, desde 2015, altura em que a empresa ajudou o casal a fundar a Stay In Step, uma organização sem fins lucrativos que pretende ajudar pessoas na reabilitação de ferimentos na coluna. A marca japonesa tem trabalhado para devolver independência a pessoas como Romulo, com a ajuda de robots.

A empresa revelou o HSR no dia 30 de Junho, numa cerimónia no Daytona International Speedway, como parte dos eventos pré-corrida. "Na Toyota, estamos comprometidos em enriquecer vidas oferecendo mobilidade avançada, seja a atravessar a cidade ou uma sala. Isso inclui o desenvolvimento de soluções tecnológicas para dar assistência a pessoas com mobilidade reduzida", afirmou Doug Moore, senior manager of technology and human support da Toyota.

O robot foi pensado para desempenhar tarefas simples como abrir uma porta ou trazer uma garrafa de água, algo por vezes tão difícil para estas pessoas que ficam dependentes de outros.

Em destaque